O Poder do Medo

Jaime Nagase
3 min readOct 9, 2023

Imagine-se agora dentro do mar fazendo um belo de um mergulho com seus amigos a uns 40 metros de distância do barco e de repente você repara que ao seu lado tem um tubarão se aproximando… O que você faz? Claro que você nadaria para o outro lado o mais rápido possível em busca de um lugar seguro.

Neste momento, seu cérebro percebe que sua vida está em perigo e a adrenalina toma conta do seu corpo, acelerando seu coração e enrijecendo seus músculos fazendo com que toda a sua energia seja focada para manter a sua existência como ser vivo.

Este sentimento de medo é super normal e é fácil de descrever o que acontece quando está de frente com o perigo, mas o que acontece contigo quando você está perante a uma plateia ansiosa por te ouvir? E o que acontece quando você está sob pressão e seu emprego está jogo? Ou até mesmo o que acontece quando você está em uma reunião e seu projeto está sendo criticado?

Quando eu trabalhava na HP como líder técnico, sempre apresentava os andamentos dos projetos, onde normalmente sempre me saia bem, mas com o tempo acabei me preparando cada vez menos por confiar demais em mim mesmo, ou seja, por não ter “medo” de falhar …

Após liderar 4 fases de um projeto de migração com sucesso, fui surpreendido logo em uma reunião de kick-off da última fase, pois ao chegar no Chile fui muito mais que pressionado, fui…

--

--